A assessoria de imprensa é uma entre diversas áreas da Comunicação, e está por trás de todo o processo de relacionamento com a mídia. Ela serve como ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação/público. A chamada mídia espontânea é um dos principais objetivos de uma assessoria, pois é por meio dela que a empresa ganha destaque e visibilidade nos veículos de comunicação. Mais do que administrar informações para torná-las relevantes, é necessário saber para quem direcionar.
Com o que trabalha a assessoria de imprensa? Gerenciamento de crises: Nos momentos mais difíceis, é o profissional da assessoria que poderá traçar a melhor estratégia de comunicação para que uma falha ou ruído possam ser revertidos, sem grandes danos para a imagem do assessorado.
Geração de mídia espontânea: Com o trabalho de divulgação de releases, sugestão de pautas e fontes, a assessoria de imprensa oferece informação de qualidade a jornalistas, promovendo um debate que seja de interesse de ambos os lados. É possível garantir espaço em diferentes meios de comunicação, sem que seja necessário pagar para isso.
Relacionamento e diálogo com a mídia: Uma boa assessoria de imprensa facilita o acesso aos profissionais das redações, e são responsáveis por emplacar as pautas de interesse do assessorado.
Orientação de porta-vozes/media training: É trabalho da assessoria de imprensa orientar e treinar o responsável por falar pela empresa ou instituição. É ele quem alinha o tom que deverá ser dado à entrevista de acordo com a pauta e com os objetivos desejados. Media trainings e a produção de conteúdos especializados como briefings, mensagens-chave, discursos e análises de mídia contribuem para o preparo dos porta-vozes e para o posicionamento da instituição.